Wednesday, March 04, 2015

PRESIDENTE PRUDENTE CELEBRA HOJE 97 ANOS



UMA CIDADE JOVEM, COM VOCAÇÃO PARA O CRESCIMENTO E QUE TEM MUITO A MELHORAR ATÉ SER A CIDADE DOS MEUS SONHOS



Voltei a morar aqui há três anos, quando deixei São Paulo, e estranhei algumas coisas, sobretudo: a nova imagem da cidade, que cresceu muito - com novas avenidas, novos bairros, mais hotéis, loteamentos e construções; a alta temperatura média, o ano todo; o trânsito e os hábitos dos motoristas locais; o horário de restaurante e farmácias; o hábito de mulheres contratarem "personal dancers" para não pararem de dançar nos bailes. O barulho do helicóptero Águia, que corta o céu todos os dias; e o movimento nas avenidas, no rush, me fazem lembrar da capital.
Quando cursei aqui o ensino médio, antigo colegial, no Anglo, pouco convivia com a cidade. Residia em Santo Anastácio e vir a Prudente significava: fazer uma compra de algo especial; comemorar com um almoço diferente em um dos restaurantes da cidade; recorrer a um médico ou hospital mais equipado, no caso de uma emergência ou internação; pesquisar preço de algo que iria comprar; comprar livros; fazer exame clínico ou de imagem; visitar alguém; ir ao cinema; ver uma peça de teatro; ir à uma balada; conhecer uma loja, shopping ou supermercado recém inaugurado(a); ir à uma festa de aniversário, casamento; comparecer a um velório ou enterro; participar de um concurso e redação ou de piano. Prudente para mim era uma cidade para "acontecimentos", eventos ou para viver algo diferente.
Nasci na Santa Casa de Misericórdia aqui de Prudente, até hoje um dos mais importantes hospitais da região oeste paulista. Adulta, formada e de volta à cidade, depois de muitos anos em São Paulo, hoje vejo o município onde nasci com outros olhos: de quem quer mais melhorias e qualidade para onde nasceu. Antes de mais nada, Prudente precisa de mais árvores, mais sombras, A temperatura média é de 35 graus Celsius. Às 7h30 de hoje, a temperatura era de 22°C e a máxima prevista para este domingo é de 37°C. Mas ainda não é verão.

Trânsito - O que eu mais estranhei, quando cheguei de São Paulo, aqui em Prudente, foi o trânsito. Não tanto pelo movimento, ou número de carros e motos, mas pelos hábitos dos(as) motoristas da cidade. Nas rotatórias, por exemplo, é difícil ver todos se manterem dentro das faixas brancas. Saídas para a direita, ou para a esquerda, sem seta ou somente por hábito, na hora da curva, é muito comum. "Queimar faixa" muitas vezes, é a regra por aqui. E as conversões, à direita ou a esquerda, sem sinalizar com seta antes, é mais comum ainda.
Temo que essas práticas perigosas causem mais acidentes, inclusive com vítimas.
A rotatória "do museu", perto de um shopping e do acesso à Unesp, por exemplo, é um dos pontos críticos na cidade.
Ontem mesmo, ao voltar para casa de noite, por três vezes presenciei, quando descia a Doutor Gurgel - que é rua preferencial, carros e motos cruzarem a via sem respeitar a placa vermelha e a sinalização branca no asfalto de "Pare!". É uma espécie de "roleta russa" do tráfego, onde se arriscam apressados(as) que não podem esperar a sua vez, nem respeitar as leis de trânsito. Nessas horas, sempre penso: "E se o frio do meu carro falhar? E se eu não conseguir parar?"
A fiscalização desse tipo de infração precisa ser mais rigorosa, gerar multas, punir infratores. Sem exagero, todos os dias vejo isso acontecer, no limite do risco para quem atravessa uma preferencial sem respeitar a sinalização.
Um dos hábitos que mais estranhei, quando voltei a dirigir diariamente em Prudente, é a ultrapassagem pela direita. Antes, via mais motos praticarem isso, mas agora sempre observo que carros também o fazem. Como Prudente não é cidade inglesa, sempre que preciso virar à direita, mesmo com a seta ligada com antecedência, fico alerta, pois a qualquer momento alguém pode tentar passar pela direita.
Esse hábito, que na verdade é uma infração, precisa acabar. Arriscado demais, fora da lei e sem sentido.


A PRUDENTE DOS MEUS SONHOS
Um local coberto, na sombra e bem arejado, para a prática de esportes, seria um sonho pra mim, em Prudente. Caminhar, correr, andar de bicicleta, caminhar com o cachorrinho, nadar, praticar jogos de quadra... se fosse possível fazer tudo isso na sombra, em local coberto, seria bem mais fácil cuidar da saúde, praticar atividade física em Prudente. Sobretudo no verão, hipertensos(as), crianças, pessoas com pele sensível, albinos ou moradores(as) que não podem tomar sol, ou aqueles(as) que não gostam mesmo de sol, poderiam fazer exercício ao ar livre, e na sombra, com mais conforto, liberdade e segurança.
Para quem veio, como eu, de outra cidade, encontrar um endereço em Prudente pode ser tarefa ingrata. Se for à noite, missão quase impossível. Porque são raras as esquinas onde se vê placas de identificação das ruas que se cruzam. Em muitos quarteirões, fica difícil saber em que rua estamos. De noite, tudo piora.
E falta sinalização de solo e placas, ou sinalização aérea, nas principais avenidas e ruas, sobretudo nos pontos próximos a locais importantes (escolas, hospitais, delegacias, shoppings, universidades, farmácias, igrejas, bombeiros, parques, prédios publicos...). E sinalização antecipada, para que haja tempo hábil para o direcionamento do tráfego. Quem dirigiu em São Paulo, por exemplo, sente muita diferença em cidades como Prudente, principalmente pela falta de sinalização.

Eu adoraria ver, na minha cidade natal, mais áreas cobertas para estacionamento gratuito, principalmente no Centro da cidade, ou no entorno de hospitais, delegacias, prédios públicos, shoppings e/ou locais de grande circulação.
Outra coisa que a cidade dos meus sonhos teria é: calçadas maiores e com mais espaço livre para pedestres. Há pontos em que, perto de lojas, seguranças estacionam motos em cima da calçada. Na frente de algumas casas, canteiros, lixeiras e/ou outras coisas interferem na passagem. O espaço que sobre para pedestres, ás vezes, é ridículo. E isso tem que acabar.


PRUDENTE, SONHO COM VOCÊ MELHOR, SEMPRE MELHOR. MAS PELOS SEUS 97 ANOS, SÓ POSSO DIZER, DESEJAR E ESCREVER:
JOYEUX ANNIVERSAIRE! BON ANNIVERSAIRE! BONNE FÊTE! FÉLICITATIONS! HAPPY BIRTHDAY! HAPPY ANNIVERSARY! FELIZ COMPLEAÑOS! FELIZ NATALICIO! TANTI AUGURI! FELICE ANNIVERSARIO! BUON COMPLEANNO! BUN CUMPLEANI! NI AYÒ ÓJO ÌBI RE! MO KÍ O PRUDENTE! MO JÚBÀ PRUDENTE! NI AYÒ ODUM TITUN! ODUN DARA DARA RÉ! ZORIONAK! SHEVRO JONMODIN! MOLTES FELICITATS! PER MOLTS
ANYS! SUN YAT FAI LOK! FELLISITEERT! LA MULTI ANI!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home